segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plano de aula

                        
I- Dados de identificação
Escola: Georgete Eluan Kalume
Professora: Vanislania de O Barrozo
Serie: 4º ano
Tema: Revisão de texto bem escrito
Duração: 2horas
II Habilidades
* Identificar os recursos utilizados para tornar a narrativa mais interessante,saborosa e instigante;
* Formar leitores "amantes" de boa leitura;
*Reflexão sobre a linguagem;
* Analisar o texto a partir do ponto de vista estético permitindo que o aluno:
- identifique os tipos de pontuação e a forma de marcar os dialagos;
- o jeito de indicar a mudança do tempo dentro da história ou os caminhos para evitar a repetição de palavras;
III Procedimentos didáticos
* Colocar as carteiras em semi-círculos, para que todos fiquem mais atentos e concentrados;
* Entregar para cada criança cópia do texto em estudo, solicitar que façam leitura silenciosa,
* Após fazer leitura por paragrafo onde as crianças destacarão os recursos utilizados pelo escritor para deixar o "texto diferente" e "bonito";
* Depois de listar as passagens marcadas sempre mediadas pela professora também chamar atenção, questionando, também para outros elementos, como o uso do pronome para substituir o nome do personagem, do travessão no meio de frase para separar a fala do personagem do narrador, das reticências para indicar suspense ou dos parênteses empregados para dar uma explicação.
   2º Etapa
*Após fazer várias análises coletivas, solicitar que façam analise em dupla, de textos bem escrito.
IV Avaliação
No decorrer da aula com participação oral das crianças.
V Recursos Didáticos
* computador
*impressora
* papel chamex
* lápis de cor
*data show
*internet

A ASSEMBLEIA DOS RATOS
Um gato de nome Faro-Fino fez tais estragos na rataria de uma casa velha que os sobreviventes, sem coragem para saírem das tocas, estavam quase a morrer de fome.
Tornando-se muitíssimo séria a situação, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão.

Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava pelos telhados, fazendo versos à lua.
- Penso – disse um deles – que o melhor meio de nos defendermos de Faro-Fino é atando-lhe um guizo ao pescoço. Assim, quando ele se aproximar, o guizo denuncia-o e fugimos a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projecto foi aprovado por unanimidade. Só votou contra um rato bastante casmurro, que pediu a palavra e disse:
- Está tudo muito certo. Mas quem vai amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino?
Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nós. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.


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